terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ola gente!
Hoje irei postar sobre algumas raças de coelhos.
Espero que gostem.


Raça

 Borboleta

Raça
Azul Viena


Raça

Branco Himalaia





Raça
Nova Zelândia



Raça
Nova Zelândia Vermelho 


terça-feira, 6 de outubro de 2015

             Coelho Chinchila

Historia do coelho Chinchila

O coelho Chinchila é originário de França e surgiu no início do século XX. O seu nome provém da semelhança do seu pêlo com o roedor sul-americano, o Chinchila. Esta raça foi concebida com a ajuda de cruzamentos com coelhos Himalaias, Beverens e coelhos Agouti.
Surgindo nos anos 10, a sua popularidade começou a crescer por surgir em várias exposições, criando o interesse entre os vários criados de coelhos. Rapidamente tornou-se um coelho comercial de bastante sucesso, não só devido ao pêlo semelhante ao roedor Chinchila, mas também devido ao seu pêlo amadurar mais rapidamente do que acontece com outras raças.
Ainda nos anos 10 o coelho Chinchila chegou à Grã-Bretanha e Estados Unidos, onde foram desenvolvidas as variedades Chinchila americano e Chinchila gigante. Hoje em dia a sua popularidade é maioritariamente como animal de estimação e de exposição.



Características




Os filhotes de coelhos da raça chinchila já mostram, ao nascer, uma cor escura, quase preta e a barriga clara. 
Em geral, a pele do chinchila não tem o mesmo valor que a pele do chinchila pequeno. Antes de abater os chinchilas é preciso que o criador repare se eles já terminaram a muda, para que suas peles estejam em boas condições. 








A cor dos chinchilas já aparece muito cedo e depois da primeira muda é cinza. Eles perdem este cinza no quarto mês e em seu lugar aparece o sombreado, enquanto que o flocado vem mais devagar e termina por volta do 7º ou 8º meses. 




*  As chinchilas pertencem ao grande grupo dos roedores, à família das Chinchillidae e ao Gênero Chinchila existindo assim 3 espécies de chinchilas: a Brevicauda a Real e a Lanígera.
Algumas chinchilas podem mesmo estarem ativas durante o dia mas por pouco tempo, pois elas não se dão com o calor e algumas chegam mesmo a morrer devido às altas temperaturas. Se não tiver ar condicionado convém pelo menos ter as chinchilas num lugar fresco para estarem confortáveis.São animais que conseguem conciliar a nossa ausência com o seu descanso, estando assim disponíveis para nos entreter com as suas brincadeiras.Devido à escassez no mercado de mutações mais raras, faz com que os preços sejam um bocado altos, sendo que só alguns possam ter várias mutações de chinchilas.As chinchilas são animais bastantes asseados e a sua manutenção bastante barata o que faz com que seja o animal perfeito de muitas pessoas. É um animal que não tem cheiro e as suas fezes também não. Apenas necessita ter um recipiente (tem que ter o tamanho suficiente para poder rolar) com areia própria para chinchila para poder rolar em cima dela para tirar a gordura do seu corpo. Esta areia deve ser dada de 3 em 3 dias cerca de 10 minutos. Se a chinchila não mostrar interesse não estranhe porque elas é que sabem se querem ou não.A fêmea é ligeiramente maior que o macho e as suas vidas podem atingir os 14 anos, se forem sempre bem tratadas.


Gostou?

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Biologia - Código Genético - Visão Geral

                               Codigo Génetico


A mensagem genética contida no DNA é formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotídeos: A, T, C e G. Com essas quatros letras é preciso formar “palavras” que possuem o significado de “aminoácidos”. Cada proteína corresponde a uma “frase” formada pelas “palavras”, que são os aminoácidos. De que maneira apenas quatro letras do alfabeto do DNA poderiam ser combinadas para corresponder a cada uma das vinte “palavras” representadas pelos vinte aminoácidos diferentes que ocorrem nos seres vivos.
Uma proposta brilhante sugerida por vários pesquisadores, e depois confirmada por métodos experimentais, foi a de que cada três letras (uma trinca de bases) do DNA corresponderia uma “palavra”, isto é, um aminoácido. Nesse caso, haveria 64 combinações possíveis de três letras, o que seria mais do que suficiente para codificar os vinte tipos diferentes de aminoácidos (matematicamente, utilizando o método das combinações seriam, então, 4 letras combinadas 3 a 3, ou seja, 43 = 64 combinações possíveis).
O código genético do DNA se expressa por trincas de bases, que foram denominadas códons. Cada códon, formado por três letras, corresponde a um certo aminoácido.
A correspondência entre o trio de bases do DNA, o trio de bases do RNA e os aminoácidos por eles especificados constitui uma mensagem em código que passou a ser conhecida como “código genético”.


Mas, surge um problema. Como são vinte os diferentes aminoácidos, há mais códons do que tipos de aminoácidos! Deve-se concluir, então, que há aminoácidos que são especificados por mais de um códon, o que foi confirmado. A tabela abaixo, especifica os códons de RNAm que podem ser formados e os correspondentes aminoácidos que especificam.
Dizemos que o código genético é universal, pois em todos os organismos da Terra atual ele funciona da mesma maneira, quer seja em bactérias, em uma cenoura ou no homem.
O códon AUG, que codifica para o aminoácido metionina, também significa início de leitura, ou seja, é um códon que indica aos ribossomos que é por esse trio de bases qe deve ser iniciada a leitura do RNAm.
Note que três códons não especificam nenhum aminoácido. São os códons UAA, UAG e UGA, chamados de códons e parada durante a “leitura” (ou stop códons) do RNA pelos ribossomos, na síntese protéica.
Diz-se que o código genético é degenerado porque cada “palavra” (entenda-se aminoácido) pode ser especificada por mais de uma trinca.






sexta-feira, 11 de setembro de 2015

VOCÊ SABE?
é a área da Ciência, mais especificamente da  Biologia, que investiga a constituição dos genes, como se processa a hereditariedade, de que forma os atributos orgânicos são passados de uma geração para a outra, que distúrbios físicos podem estar presentes no mapa genético do organismo de cada um. Ela também estuda a forma como se dá a transmissão química de dados contidos nos genes, de pais para filhos, ao longo do tempo.
 nome atribuído ao direito ou condição de herdar, ganhar, obter ou conquistar algo por via de sucessão; ou seja, transmitido de alguém para alguém.
Herança genética?

    • Herança Recessiva
    • Herança Ligada ao X
    • Herança Dominante
    • Herança Mitocondrial:


  • Herança Autossômica Recessiva:

  • São necessários dois genes com defeito, um do pai e um da mãe para que a pessoa tenha a doença. A maioria das doenças metabólicas hereditárias é herdada desta forma, ou seja, é necessário que o pai e a mãe carreguem o mesmo gene com defeito, por esta razão os casamentos entre parentes têm uma maior chance de ter filhos ou filhas com doenças recessivas.
    Herança Ligada ao X: 

    Quando o gene alterado está no cromossomo X. Este tipo de herança pode ser recessiva, ou seja, as manifestações vão estar presentes nos homens porque eles têm apenas um cromossomo X, ou seja, não têm nenhum gene normal para aquela característica e nas mulheres quando existe alguma manifestação clínica em geral é mais leve. 
    É descrita a herança ligada ao X dominante, ou seja, um gene alterado é suficiente para determinar a doença, em geral as mulheres são gravemente afetadas e para os homens a doença pode ser letal, pela ausência de um gene normal daquele par. 


    Herança Dominante: 
    Herança Mitocondrial: 
    O que é Código Genético? 
    Código genético é a relação entre a seqüência de bases no DNA e a seqüência correspondente de aminoácidos, na proteína. Ele é equivalente a uma língua e é constituído basicamente por um dicionário de palavras, a tabela do código genético e por uma gramática, correspondente às propriedades do código, que estabelece como a mensagem codificada no material genético é traduzida em uma sequência de aminoácidos nacadeia polipeptídica.

    O que genética?


    O que é Herança?



    No ramo da biologia, a herança genética são as características e qualidades próprias que o indivíduo recebe de seus genitores, ou seja, seus pais.
    Todo ser vivo recebe características típicas vindas do organismo que o gerou, através da transmissão de informações contidas no código genético (DNA). Essas características são hereditárias, transmitidas por meio dos genes para os descendentes.

    quais os tipos de herança genética?


    A presença de um gene do par alterado é suficiente para aparecer a doença. 
    É exemplo desse tipo de herança a hipercolesterolemia familiar, que é a 
    doença metabólica hereditária mais freqüente. O risco de um filho ou filha 
    ser afetado se um dos pais carrega um gene dominante é de 50% à cada gestação.



    A mitocôndria é uma organela da célula que contém um filamento de ácido desoxi-ribonuclêico (DNA) próprio, responsável pela formação de algumas de suas enzimas, e independente do DNA presente em cada célula de um ser vivo. As doenças mitocondriais podem ocorrer por herança autossômica recessiva ou por herança mitocondrial. As mitocôndrias são todas maternas, porque o espermatozoide quando penetra o óvulo só entra com os cromossomos, a célula em que os seres humanos se desenvolvem é materna com todas as suas organelas, inclusive a mitocôndria e seu DNA. Se existe um gene deficiente no DNA mitocondrial a mãe terá o risco de praticamente 100% a cada gestação de ter um filho 
    ou filha com a doença.


    O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a seqüência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. Estes são compostos de desoxirribose, fosfato e uma base orgânica, do tipocitosina, adenina, guanina ou timina.
    É através do código genético que se dá a interpretação dos códons, ou seja, a sua equivalência com um dos 20 aminoácidos existentes.
    *          No código genético apenas um aminoácido é indicado por cada um dos 61 códons;
    *          Com exceção da Metionina e do Triptofano, cada aminoácido é codificado por dois ou mais códons.

    Gostaram?